comunicacao

A Campanha Eleitoral ainda não começou para você? Desculpa, mas…

8 min de leitura
A Campanha Eleitoral ainda não começou para você? Desculpa, mas…
Junte-se a uma comunidade exclusiva.

Receba conteúdos exclusivos com prioridade

O tempo está passando, você vai correndo de um lado pro outro, rascunhando o que seria um cenário perfeito para realizar uma campanha política sem erros, no digital.

Começa pensando nos profissionais ideais para estruturar sua equipe, reflete sobre estratégia, imagina como seria um cronograma de postagens para cada rede social, pesquisa sobre ferramentas de monitoramento e, por fim, visualiza o que seria um banco de respostas ideal para sanar questões e ampliar o relacionamento com usuários. São tantos pontos, com tantos detalhes, que sua mente se distrai, você se perde e nada feito.

Montar uma estrutura eficiente para realizar uma campanha política nas redes sociais demanda uma série de fatores como grana, profissionais competentes, planejamento, visão clara dos objetivos e, sobretudo, tempo. Então, deixe de lado a ideia de que as campanhas duram aquele punhado de semanas definido pela lei eleitoral. Quer saber mais? Muitos ainda acham que a última campanha terminou quando as urnas foram “fechadas” após a votação.

Pois bem. A campanha nem começou, porque sequer terminou, nas últimas eleições. Para os mais atentos, esse processo nunca tem fim. Se você não percebeu ou não fez nada a respeito disso, corre. Você já ficou para trás.

Aproveite esses próximos minutos, tome uma decisão de agir e comece a organizar a casa, porque cada vez mais, montar uma campanha de verdade considerando fortemente o ambiente digital, virou tarefa de quem sabe o que está fazendo.

Segue a trilha…

Não saia de casa sem estratégia

Poderíamos resumir a estratégia em uma palavra: fundamental. Sem ela, nada feito. Você nem começa. A partir da estratégia, você garante um norte, um lugar por onde passar. A estratégia é seu ponto de referência e sua garantia de que, não importa o que possa acontecer, seus princípios, valores, posicionamento e objetivos, estarão sempre resguardados.

Com uma estratégia geral bem definida, você sempre saberá para onde está indo, com quais recursos poderá contar, quais possibilidades estão em jogo, quais são seus pontos fortes, críticos e temas sensíveis, por exemplo.

A estratégia não resolverá sua rotina, nem te garante uma operação infalível, mas te dá plenas condições de se questionar, a todo instante, se está indo para a direção correta. Sem isso, você vai acabar tendo que reinventar a roda a todo momento. E pior que isso: vai se sentir errático, desperdiçando dinheiro, energia, tempo e oportunidades.

Leia também: Não abra mão da pessoa certa. Monte uma equipe de alta performance.

Montou a estratégia, transformou em um monte de post-its, deixou uma cópia na gaveta e tá tudo certo? Nem pensar. A melhor estratégia é aquela que te dá condições de lidar com os imprevistos e com os desafios do tempo real. E é aqui que muita gente quebra a cara.

A sua estratégia não é um dogma, deve ser questionada o tempo todo. Mas é exatamente esse exercício que te coloca no controle sobre os rumos criativos e táticos de toda a operação. A estratégia guarda as fronteiras que te protegem do risco não calculado, da ingerência, do ego de quem manda e da incompetência de quem executa sem pensar.

Por Mariana Lélis e Thiago Ribeiro

Vamos debater?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *