comunicacao

Não abra mão da pessoa certa. Monte uma equipe de alta performance.

5 min de leitura
Não abra mão da pessoa certa. Monte uma equipe de alta performance.
Junte-se a uma comunidade exclusiva.

Receba conteúdos exclusivos com prioridade

Você já montou o seu modelo e estratégia, então o próximo passo é definir quem são os profissionais que vão embarcar nessa jornada. Ao definir os nomes, leve em consideração as habilidades de cada um, a capacidade multidisciplinar e, se possível, experiência em pleitos anteriores. Sinceramente, nessas horas, pouco importa a formação acadêmica. O que vale mesmo é a qualidade das experiências e a qualidade da pessoa, porque no campo de batalha, você precisa ter certeza de que tem as melhores companhias.

Defina claramente o escopo de atividades e entregas de cada um, para que todos saibam quem é quem no meio dessa corrida, afinal de contas, cada tarefa tem que ter a colaboração de todos, mas precisa de um pai ou uma mãe.

Crie uma rotina inteligente, mantenha seu time motivado, respeitando e ouvindo suas ideias e preocupações, e nunca deixe de identificar líderes dentro desse processo. Quando tudo estiver bem, eles são a chave para produzirmos mais e melhor, e nos piores momentos, eles serão sua garantia de que o prédio não vai ruir.

Desista dos sobrinhos. Você tem um projeto de grande impacto nas mãos, precisa construir algo que funcione de verdade e para isso, vai querer contar com gente que sabe fazer o que precisa ser feito. Isso te faz ganhar tempo e obter resultados utilizando menos recursos. Prefira, portanto, ter um time enxuto, contando com uma mescla de profissionais alocados, serviços especializados e estruturas remotas que, juntas e combinadas, deem conta do recado.

Melhor que isso: se puder, envolva profissionais de diferentes disciplinas, que trarão desde conhecimentos matemáticos, até bagagem em ciências sociais, política, tecnologia, além dos especialistas em comunicação, branding, growth hacking e inbound marketing. Isso só para citar algumas possibilidades.

Fazer essa combinação com maestria vai te trazer mais resultados do que encher uma casa de profissionais inexperientes ou pouco dedicados, repletos de boas intenções e vazios de expertise. Isto não significa gastar mais, significa otimizar recursos e ter clareza sobre o que se pretende construir.

Leia também: Invista em inteligência de verdade ou fará sua campanha às cegas.

Por fim, esteja pronto para cumprir rigorosamente as promessas feitas ao seu time e respeitar os acordos firmados, porque é inaceitável (moral e legalmente) que se deixe pendências, por menores que lhes pareçam, com aqueles que se dedicaram ao seu projeto. Seu nome, como contratante, gestor, representante de partido e até mesmo, solidariamente, como candidato, tem que ser honrado desde já.

Se seu projeto não consegue honrar compromissos de campanha, porque seria capaz de honrar o papel que a sociedade lhe confiou, em um cargo eletivo? Pense nisso.

Por Mariana Lélis e Thiago Ribeiro

Vamos debater?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *