Se você consegue desconfiar de uma notícia ou costuma checar a fonte antes de compartilhar, você pertence ao menor grupo de usuários na internet. Uma pesquisa da Kaspersky mostrou que 62% dos brasileiros não sabem diferenciar se a notícia é verdadeira ou não.
Um outro levantamento da Avaaz, plataforma de mobilização online, revelou que os brasileiros são os que mais acreditam em Fake News no mundo. Segundo a plataforma, 7 em cada 10 brasileiros se informam pelas redes sociais.
Para Carolina Venuto, representante da Avaaz, essa desinformação representa uma ameaça a democracia. “Quando a gente pensa em desinformação, a primeira coisa que vem à cabeça é a eleição, né? A gente acaba sendo bombardeada com fake news nos períodos eleitorais, não só a gente como o restante do mundo.”
Sabemos que uma mentira lançada contra alguém causa um dano à imagem difícil de reparar, deturpando uma visão de mundo, crenças e até interesses políticos. Especialmente durante uma campanha eleitoral, a falta de ação rápida no combate contra um fake pode custar muito tempo, esforço e dinheiro. Pode ser fatal!
Talvez a gente já possa contar com um reforço nas próximas eleições, pois a proposta de Lei que pretende combater a prática de Fake News pode ser votada ainda essa semana. Será que vai mudar alguma coisa?
Confira o PL da Fake News aqui e deixe o seu comentário por aqui.
Por Eduardo Melo
Fonte: Agência Camara / Kaspersky
Vamos debater?
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.